sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Manda quem pode, obedece quem tem juízo

É difícil pensar na obediência como uma enrascada, já que o que se prega desde sempre é que vai obter ganhos "ser um bom menino" se obedecer, se seguir as regras...

Se um médico passasse vários remédios pra você tomar sem te explica o pôr que, você tomaria? Se um bombeiro pedisse pra você tacar fogo em uma área pública, você colocaria? Você deve estar pensando: Como assim? claro que não! 

Alguns filósofos acham que a obediência pode ser perigosa, uma experiência feita na universidade de Yale em 1961 pelo professor de psicologia Stanley Milgram testou a obediência de várias pessoas, criou uma falsa máquina e as pessoas recrutadas tinham que perguntar palavras decoradas para os atores que Milgran contratou para ser os alunos e quando errassem, as pessoas recrutadas tinham que dar choques em diferentes níveis de eletricidade, a cada erro o choque era mais forte até a pessoas pedirem pra se retirar por sentir muita dor e correr risco de morte, e o doutor mandava os recrutados continuar a aplicar os choques independente da dor da pessoa que estava do outro lado da sala e surpreendentemente muitas pessoas continuaram a aplicar os choques, mesmo ouvindo as pessoas gritarem de dor, só com o pedido do doutor para continuar. 

Se fosse você, continuaria com os choques? deixe aqui seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário