sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A explicação do cérebro cura a alma?

Doenças emocionais como depressão poderiam ser causadas por doenças neurológicas ou vice-versa?

No texto trabalhado nas aulas dessa semana vimos como é confuso pensar nessas doenças, em suas origens e como se dá o tratamento para tal, doenças que não se sabe muito bem como funciona apesar de vários estudos e tratamentos medicamentosos prejudiciais ou até dispensáveis em determinados casos.

Questões de doenças como a hiperatividade onde a prescrição de Ritalina depende de uma análise individual da criança levando em consideração seu aspecto social, educacional e até físico que hoje em dia não é uma preocupação e um caso de saúde pública por ser prescrito sem um controle atualmente nos fazem refletir em outros casos onde a medicação pode ser evitada e isso se torna uma luta contra o mundo farmacêutico que lucram muito com essa desordem.

Doenças como depressão que são de base emocionais precisam ou não de medicação?
Não há como responder essa pergunta sem um avaliação individual do sujeito, e sem levar em consideração aspectos psicossociais, mas também não tem como medicar um indivíduo só por que está na "moda" tomar tal medicação, ainda não se sabe os agravos dessas medicações como a Ritalina em crianças, mas a dependência ao medicamento e mudanças em seu comportamento já são previstas e é o que preocupa bastante. E você, o que acha? comente!

Abraço!

Raquel Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário